Sobre o blog:

O que é o blog?
Ressalto que este não é um blog informativo, atualizado, formal ou preocupado com qualquer coisa. Este blog é na verdade um apanhado de minhas memórias, mesclando jogos do São Paulo Futebol Clube com fatos de meu cotidiano. Sem pretensão alguma de ser nada além de um bloco de notas virtual em três cores, onde exercito o ato de escrever. Seja bem vindo em sua visita, volte sempre que quiser e sinta-se livre para comentar. Mas se por ventura se deparar com nomes de pessoas estranhas em meio aos textos, e situações aparentemente sem importância alguma, lembre-se: eis aqui simplesmente as memórias deste tricolor. Vamos São Paulo!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SPFC x E.C. São Bento (Sorocaba 1964)

    Uma curiosidade que surgiu na ultima conversa que tive com meu avô no hospital antese dele falecer, após ver em sua companhia a semifinal do paulisa deste ano¹, ele me disse ter vesto o São Paulo jogar apenas uma vez. Que foi aqui em Sorocaba, em um jogo 0 a 0. Se lembrava que havia sido em uma quarta feira, no antigo Humberto Reale, de arquibancadas desconfortáveis de madeira, disse que foi na época de Poy e Canhoteiro. Mas confuso sob medicamentos, não soube dar mais detalhes.
    Cheguei em casa curioso, louco para descobrir data, escalação, e qualquer outra informação sobre a partida.
A primeira coisa que constatei, foi que as datas de confronto entre as equipes, não batiam com a passagem dos jogadores citados. Havia um confronto em 1963 e outro em 1964 com as características citadas. 
    Por um momento deixei de lado a curiosidade, mas certo tempo depois quando adquiri contato com a pessoa simpática de Vicente H. Baroffaldi² via email, quando encomendava seu grande registro em forma de livro "São Paulo Internacional" que conta a saga tricolor em confrontos internacionais, que recebi gentilmente a escalação do São Paulo que jogou contra o São Bento em 29 de julho de 1964:

São Paulo: Suli; Deleu, Bellini e Riberto; Leal e Jurandir; Faustino, Marco Antônio, Zé Roberto, Bazzaninho e Valdir.



Ataque do SPF com Faustino, Marco Antonio, Prado, Bazaninho e Valdir. 
(Prado é pai do Flávio Prado e avô do Bruno Prado, jornalistas esportivos) 


Foto do São Bento no estádio Humberto Reale na década de 60.

Hoje, muitos anos após a inauguração do Estádio Walter Ribeiro (CIC), o qual virou o principal palco do futebol sorocabano, o saudoso Humberto Reale foi reduzido a nada. Onde se situava, hoje, um terreno baldio cercado, sob vizitas e promessas de nossos governantes locais de uma reestruturação do estádio, parte da memória esportiva do interior paulista.
Alguns dados sobre o antigo estádio:

Denominação oficial: Estádio Humberto Reale
Apelido: Velho Alçapão - Ninho do Azulão
Endereço: Rua Coronel Nogueira Padilha - Sorocaba - SP
Construção: 1934
Inauguração: 25/02/1934
Jogo inaugural: EC São Bento 2 x 2 SS Palestra Itália
Público recorde: 12.143 (04/10/1978) - EC São Bento 0 x 0 AA Ponte Preta
Remodelado: 1962
Expandido: 1962
Fechado: 1979 a 1986
Demolido: 1986
Em fase de reconstrução: 2012
Proprietário: Esporte Clube São Bento

¹Sobre meu ultimo contato com meu avô e a conversa pós jogo ver em: http://memoriasdeumtricolor.blogspot.com.br/2012/04/spfc-1x3-santos.html 
² Um pouco sobre Vicente H Baroffaldi em:

Fotos e alguns dados extraídos de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário