Esperava ansioso o final deste semestre para começar a ler "São Paulo FC - O Supercampeão",de Orlando Duarte e Mario Vilela.
Comecei a ler hoje a tarde, e já deu pra notar o quanto este rico será rico em conteúdos detalhistas, e o quanto tem uma linguagem simples e agradável, como alguém postando informalmente em um blog, ou contando histórias a um amigo.
Ainda estou na parte da chegada do futebol ao brasil através do filho de escoceses Charles Muller ( que trouxe o esporte ao país após ficar dez anos estudando em escola´pública inglesa), e sobre a época do futebol amador. As divisões das agremiações entre LPF (Liga Paulista de Foot-Ball) com o Germania, Internacional, Corinthians, Palestra Italia, Ipiranga, São Bento (capital), Americano, Spac de Charles Miller, e a A.A das Palmeiras, Mackenze e Paulistano, que posteriormente se uniram para formar a Apea - Associação Paulista de Esportes Athléticos.
A primeira parte fala também sobre Friedenreich (1892-1969), citado como o maior jogador brasileiro do amadorismo, tendo segundo pesquisadores, uma média de gols maior que a de Pelé.
Está sendo uma leitura muito prazeirosa e enriquecedora. Conforme eu for lendo, pretendo postar um pouco sobre o que li. Será uma boa maneira de fixar melhor a leitura e os novos conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário